Projeto de Automação Industrial – Conheça as Principais Etapas!

Automatizar a produção de sua indústria se tornou algo essencial para se manter no mercado cada vez mais competitivo.

Porém muitas pessoas ainda não sabem como realizar um projeto de automação industrial. Descubra abaixo as principais etapas para isso.

Por que é necessário realizar um projeto?

Projeto de Automação Industrial - Conheça as Principais Etapas

Muitas pessoas acreditam que automatizar uma linha de produção é apenas instalar máquinas e sensores, sem a necessidade de projetos muito complexos.

Porém a ideia de projetar um sistema de automação surge com a necessidade de aliar os equipamentos automatizados com a gestão da produção da fábrica.

De nada adianta automatizar uma esteira se o gargalo de produção se encontra na expedição final, o problema continuará acontecendo e pode até piorar a eficiência.

Então realizar um projeto garante identificar e planejar o melhor setor para receber a automatização, assim como define a melhor estratégia para utilizar os equipamentos mais eficientes para sua fábrica.

Quais são as etapas de um projeto de automação industrial?

Todo projeto é dividido em etapas, isso faz com que se organize melhor o tempo e atinja os objetivos mais rapidamente.

No caso de um projeto para automatizar uma planta industrial, é necessário realizar um primeiro estudo antes de entrar no projeto propriamente dito.

Estudo preliminar

Antes de começar a projetar a automação é necessário identificar a real necessidade e onde aplicar os recursos investidos, para isso realiza-se um estudo preliminar.

Nesta etapa é feito o levantamento de todos os setores e definido os problemas de gestão de produção, como filas de espera, gargalos e etc.

Após identificado os setores com mais problemas é previsto a influência da automatização daquele setor na produção toda, assim evita-se que melhore um lado e piore outro.

Após definido o setor que deve ser automatizado e sua importância, os resultados desta etapa serão levados para a gerencia aprovar ou desaprovar, o que dá continuidade para o primeiro passo do projeto propriamente dito.

Inicialização

Com o estudo preliminar é levantado os dados necessários e realizado um projeto básico, o que permite analisar a viabilidade e informações como o payback (Tempo para o projeto retornar o valor do investimento).

O primeiro passo do projeto de automação industrial, então, é levar esse estudo até a gerência, onde vai ser aprovado oficialmente, permitindo que se inicie formalmente a execução do projeto.

Planejamento

Com o projeto aprovado é hora de pensar em todos os detalhes para que ele possa ser aplicado. É nesta hora que é definido a equipe de automação, as etapas que serão necessárias e o tempo de cada atividade.

Nesta etapa é comum utilizar softwares como o MS Project e ferramentas como o diagrama de Gantt.

Essas ferramentas são usuais na gestão da produção e em gestão de obras, permitem classificar e organizar cada atividade, controlando os profissionais e o tempo de cada ação de modo a otimizar o projeto.

Execução

Nesta etapa cada atividade do planejamento é realizada e os resultados são controlados, é aqui que as soluções são definidas e saem do papel para tomar forma no chão de fábrica.

Esta etapa é muito importante, pois se bem controlada é aqui que o projeto de automação industrial vai apresentar os equipamentos novos e as soluções de automação funcionando.

Monitoramento

Os controles dos resultados ocorrem em cada etapa, porém neste passo o monitoramento é avaliado de forma mais rígida, pois aqui o setor já foi automatizado e os resultados monitorados representaram se as soluções atenderam os requisitos ou devem ser repensadas.

É esse monitoramento que permite rever cada detalhe do projeto e avaliar o que não está proporcionando os resultados esperados, assim resolve-se os problemas de forma pontual até conseguir atender as expectativas da gerencia.

Encerramento

Após validar os resultados obtidos na etapa anterior é hora de apresentar o resultado final, o setor automatizado conforme o planejamento.

Caso você seja uma empresa terceirizada que está oferecendo o serviço de projeto de automação industrial, é aqui que ocorre a entrega para o cliente e o feedback.

Pós-projeto

Projeto de Automação Industrial - Pos Projeto

A automação industrial é um processo contínuo, sempre buscando a melhoria na produção e a melhoria do produto, desse modo, é necessário realizar um acompanhamento após o término do projeto, para verificar o impacto em outros setores e realizando novos estudos para melhorar ou implantar novas automatizações.

Sempre procure novas soluções para melhorar a sua produção, deste modo é possível contrabalancear o investimento com o desenvolvimento do parque fabril.

Fique por dentro do mundo da automação industrial e melhore sua produção

O projeto de automação industrial ajuda a empresa a melhorar a produção, garantindo mais eficiência e reduzindo os custos, conseguindo gerar mais lucros para a empresa e aumentar a competitividade da marca.

Não perca a oportunidade de aprender mais sobre isso, conheça mais sobre a automação industrial acompanhando nossos conteúdos e saiba como melhorar a gestão da produção de sua fábrica.