Cilindro Pneumático e as Normas ISO

Cilindros são o meio mais importante de atuação em sistemas e máquinas pneumáticas.

O Cilindro Pneumático transforma em movimento a energia armazenada no ar comprimido. Portanto, é um item facilmente encontrado nos mais diversos setores industriais.

cilindro pneumatico smc

Sendo assim, tenho certeza que assim como eu, você também já se deparou com a necessidade de troca desse componente, ou uma manutenção de emergência para manter tudo funcionando.

Ou até mesmo o desenvolvimento de um projeto para automatizar uma abertura e fechamento de uma comporta, ou de uma esteira na linha de produção.

Nessa hora, a gente costuma recorrer aos consultores técnicos das maiores fabricantes presentes aqui no Brasil, ou na sua região.

POR QUE EXISTE AS NORMAS ISO PARA CILINDROS PNEUMÁTICOS?

 

Sendo o Brasil um país que recebe diversas multinacionais em seus parques industriais, não é difícil imaginar a salada de máquinas em funcionamento nas mais diversas fábricas.

 

Eu explico:

A Honda é uma montadora de veículo japonesa e são grandes as chances de seu maquinário ser oriundo desse país.

Isso significa que os componentes usados na sua automação são predominantemente japoneses. Para a parte pneumática, tenho a convicção que a grande maioria dos filtros, válvulas e cilindros sejam SMC.

E o que isso tem a ver com a norma ISO?

Já vamos chegar lá e você vai entender tudo.

Pense em outra grande fábrica … As alemãs por exemplo. Provavelmente a Festo domina as instalações pneumáticas nessas fábricas.

 Ps: digo provavelmente, devido a origem do maquinário, o que não impede de haver um sem número de construções e projetos locais usando componentes de outros fabricantes. 

 

Mas o fato é:

Imagina ter que ficar amarrado com um fabricante, simplesmente pelo fato deste ter participado da construção do equipamento.

Ficaríamos sujeitos à preço, estoque, atendimento de um fornecedor que talvez não fosse a melhor opção.

É nesse ponto que entra a norma ISO.

O QUE SÃO AS NORMAS ISO PARA CILINDROS PNEUMÁTICOS?

A ISO, também conhecida como International Organization for Standardization, é um órgão independente que desenvolve padrões comuns e internacionais para empresas em todo o mundo para aderir voluntariamente.

Ele trabalha para ajudar os consumidores e empresas a aumentar a produtividade, minimizar erros e reduzir desperdício.

O objetivo dos padrões é apoiar as empresas ao entrar em novos mercados – como uma alemã no Brasil – auxiliando desenvolvimento do comércio global numa base justa.

Isso significa que, independente da nacionalidade do fabricante, existirá um padrão na construção dos cilindros pneumáticos.

Consultando o Site da ISO, para a norma ISO 15552/18 é possível entender mais claramente o objetivo:

 

 A ISO 15552: 2018 estabelece uma série métrica de dimensões básicas, montagem e acessórios, conforme necessário para a intercambiabilidade de cilindros pneumáticos de haste simples ou dupla com ou sem provisão para sensores magnéticos para uma pressão nominal máxima de 1 000 kPa (10 bar). A ISO 15552: 2018 aplica-se a cilindros pneumáticos com montagens destacáveis. 

 

Destaquei a palavra intercambialidade pois aqui mora a grande sacada da norma.

Se você tem um cilindro pneumático Festo, Werk-Schot, Parker, Metalwork ou SMC, se ele for ISO, você poderá sacar o defeituoso e trocar por outro de qualquer fabricante, desde que este esteja também normalizado.

Do ponto de vista do consumidor, as normas ISO salvaguardam usuários finais, garantindo que os produtos certificados estejam em conformidade com os padrões mínimos estabelecidos internacionalmente.

manutencao cilindro smc

 

Mas atenção para um aspecto importante.

 

MANUTENÇÃO DE CILINDRO ISO

A Norma ISO se restringe basicamente a dimensões de fixação dos cilindros, bem como acessórios.

Porém, não significa que a construção interna seja padronizada.

Mas o que você quer dizer com isso?

É o seguinte: Se você vai trocar os reparos do cilindro, procure o fabricante dele, pois o kit reparo que montam nas partes internas, como embolo, cabeçote, camisa, não é normalizado e cada cilindro terá medidas internas diferentes.

Outro aspecto importante a notar é que a durabilidade dos cilindros variam muito, de acordo com os padrões de fabricação.

Os da SMC por exemplo, entrega 8000 quilômetros de vida útil, para a série C96 – ISO 6431.

 

Agora que você já sabe tudo sobre a norma ISO para Cilindro Pneumático, é hora de você ver se os que você tem instalados ai na sua máquina são intercambiáveis.

NORMAS ISO PARA CILINDROS PNEUMÁTICOS

 

ISO 15552

Clique na Imagem Para Catálogo

 

ISO 21287 – COMPACTO

CLIQUE NA IMAGEM PARA CATÁLOGO

 

ISO 6432 – MINI ISO

CLIQUE NA IMAGEM PARA CATÁLOGO

 

Esses são os três modelos mais populares de cilindro pneumático ISO.

Você pode tranquilamente esquecer do fabricante quando precisar substituir esses modelos de cilindro.

Espero ter ajudado a esclarecer mais sobre essas normas que a primeira vista parecem um grande fardo, mas que facilita nosso trabalho no dia-a-dia da manutenção.